Saiba como escolher sua contabilidade

Leia e saiba como escolher sua contabilidade e a importância de aliar esse serviço com o segmento que seu negócio atua.

Saber como escolher sua contabilidade é um fator determinante para o sucesso da sua empresa, afinal, é ela que cuidará de documentos importantes e da saúde financeira da instituição.

Muitos segmentos foram modificados com a ascensão da internet e no setor contábil não foi diferente.

Com ela surgiu uma nova relação contabilidade x empresa x Governo.

Muitas obrigações acessórias das empresas passaram a ser enviadas de forma online e a comunicação também foi otimizada.

Por isso, antes de contratar uma assessoria contábil é necessário observar um conjunto de fatores que levam desde a qualidade do serviço e atendimento, até a estrutura tecnológica do escritório.

Continue lendo nosso post e saiba como escolher sua contabilidade e ter um parceiro que irá trabalhar lado a lado para o sucesso da sua empresa.

O que você precisa saber para escolher sua contabilidade

Antes de escolher uma empresa para cuidar da contabilidade do seu negócio procure saber mais sobre ela.

Busque referências e analise a qualidade dos serviços prestados.

Busque saber sobre o índice de satisfação dos atuais clientes que ela atende.

Ouvir empresários que atuam no mesmo segmento que você e conhecer a experiência deles em relação ao escritório contábil também é muito importante para ajudar na decisão de como escolher sua contabilidade.

Isso porque muitas delas oferecem serviço segmentado.

Além disso, leve em conta:

Canais de comunicação

Não tem como escolher uma contabilidade sem levar em conta os investimentos em soluções capazes de atender às demandas e dúvidas dos clientes de maneira imediata.

Por isso, sua contabilidade precisa estar conectada e presente nos mais variados canais de comunicação.

Observe se a empresa pesquisada disponibiliza telefones, e-mails, site e redes sociais para tirar suas dúvidas

Outro ponto importante é se a equipe responsável é qualificada.

O teste pode ser realizado antes mesmo de você fechar contrato.

Contate a empresa por meio dos canais disponíveis e analise o tempo, a forma e a qualidade no atendimento.

Faça uma visita ao local

Se possível, marque uma visita e converse pessoalmente com a equipe que cuidará da contabilidade da sua empresa.

Caso haja a limitação geográfica, agende uma vídeo conferência.

Direcione a conversa para saber mais sobre a experiência e qualificação dos profissionais.

Certifique-se, por exemplo, que o escritório investe em capacitação para reciclar e atualizar seus colaboradores sobre as mudanças legais que surgem e que precisam ser cumpridas.

Lembre-se que a contabilidade deve facilitar as suas tarefas.

Cabe a ela simplificar conceitos técnicos rotineiros e aspectos burocráticos da área para contribuir com o empreendimento.

Observe a estrutura tecnológica oferecida

Se você ainda está em dúvida sobre como escolher sua contabilidade, um fator muito importante é o uso da tecnologia para facilitar tarefas e atender as exigências legais.

Uma das mudanças que a internet trouxe foi a relação Governo x empresas e hoje muitas obrigações – como SPED, SPED Fiscal, SEFIP e DIRF – devem ser enviadas digitalmente.

Dessa forma, uma contabilidade precisa estar estruturada tecnologicamente para cumprir com esses envios, além de precisar de investimentos para a preparação de outros desafios, como o eSocial.

O uso da tecnologia também permite maior confiabilidade em cálculos e demais informações prestadas, além de possibilitar a integração com diversos sistemas e diferentes setores dentro da sua empresa.

Essa integração proporciona mais produtividade, confiabilidade e segurança nas informações, além de reduz o risco de perdas de dados entre um setor e outro.

Uma assessoria contábil precisa, portanto, investir constantemente em equipamentos e sistemas para facilitar, agilizar e garantir a segurança no envio e recebimento da documentação necessária.

Busque serviços ágeis e confiáveis

A agilidade e a confiança nos processos contábeis são parâmetros que fazem toda a diferença na escolha de um parceiro.

É preciso buscar empresas que sejam ágeis e confiáveis, ou seja, que resolvem possíveis problemas ou encontrem soluções legais dentro de um prazo viável.

Nesse sentido, a contabilidade digital é uma excelente opção, já que une todos esses pontos fundamentais.

O que é contabilidade digital?

O conceito de contabilidade digital é relativamente novo no Brasil e tornou-se mais popular com a recente popularização das plataformas ERP.

Criada para atender ao mercado de MPEs (Micro e Pequena Empresas), a contabilidade digital tem por característica a disponibilização de informações facilmente acessíveis e a formação, representação e transmissão de dados financeiros em formato eletrônico.

Computadores e ferramentas digitais têm transformado o mercado contábil, tornando-o mais produtivo e reduzindo o custo.

Essa medida também otimiza a produtividade porque aproveita melhor o tempo de execução das tarefas, eliminando de forma significativa o uso do papel e necessidade de cruzamento de dados nas atividades diárias do profissional contábil.

Entre os benefícios da contabilidade digital podemos destacar ainda:

  • Redução do tradicional retrabalho;
  • Aumento significativo na produtividade;
  • Redução nos custos de produção;
  • Entrega de informações precisas em tempo real;
  • Escalabilidade;
  • Entrega de serviço com valor reconhecido pelo cliente;
  • Possibilidade do profissional contábil atuar como consultor;
  • Menor investimento em hardware;
  • Tecnologias que possibilitam a contabilidade digital.

Por que usar a contabilidade digital?

Boas plataformas tecnológicas trazem departamentos diferentes em uma organização para o mesmo ambiente colaborativo.

Elas são disponibilizadas em nuvem e permitem acesso de qualquer lugar apenas com um equipamento conectado à internet, contribuindo significativamente para a mobilidade de seus usuários.

Os dados são acessados por meio de um banco central e compartilhados a partir de diferentes funções, contribuindo positivamente para a interação entre empreendedores e seus contadores.

É importante salientar que suas informações ficam completamente seguras, pois, esses recursos contam com sistemas de criptografia, chaves de acesso, etc.

O Planejamento de Recursos Empresariais melhora o desempenho dos negócios, permitindo que o gerenciamento obtenha uma visão prévia e completa do performance de uma empresa em tempo real.

Porém, a grande novidade é a chegada ao mercado de uma nova geração de funcionalidades concebidas em plataforma única.

Ela é disposta em nuvem e promete revolucionar novamente o mercado por proporcionar a conexão entre clientes e contadores como nunca visto anteriormente no Brasil.

A tecnologia, além de facilitar a coleta e a transferência de informações, permite também que o profissional contábil possa filtrar, classificar, compilar, analisar e disseminar dados financeiros.

Tudo isso em tempo real, o que proporciona uma grande oportunidade na melhoria da sua performance.

Resumindo: leve em conta a relação custo-benefício

Para saber como escolher sua contabilidade, você precisa identificar quais são as necessidades verdadeiras do seu empreendimento e, a partir disso, buscar escritórios que ofereçam serviços específicos para atendê-las.

Quando um escritório se especializa em determinado segmento, ele oferece mais possibilidades de apresentar soluções eficazes para o dia a dia.

Isso se deve a profundidade de conhecimentos dos profissionais, o que proporciona um considerável ganho por parte da empresa que passa a contar com esse tipo de serviço.

Algumas vezes essa negociação pode ser mais onerosa, mas, é preciso pensar que esse gasto pode representar um retorno importante para a organização a médio e longo prazo.

É preciso considerar ainda que, muitas vezes, serviços mais baratos apresentam apenas ferramentas básicas e que podem não suprir as suas necessidades.

Pondere todos os pontos e escolha para sua empresa a contabilidade que apresentar a melhor relação custo-benefício no panorama.

Agora que você conheceu pontos importantes para saber como escolher a sua contabilidade, consulte a Audiccem Contabilidade e Consultoria e certifique-se como podemos contribuir na melhoria da sua empresa!

cta-blog-contato